quinta-feira, 26 de julho de 2012

"O feito, o refeito e o projeto"

      Hoje recebi mais uma lição da vida, para os religiosos posso dizer que recebi esta lição de Deus. Quando me deparo com algum tipo de decepção, com algo ou alguém, muitas vezes, deixo-me levar pela cabeça cheia de pensamentos, pela ira e nervosismo em vez de parar para refletir e pensar muito bem antes de falar qualquer coisa, digamos que às vezes esqueço dos ensinamentos sobre ser paciente. Já dizia o maior sábio de todos os tempos “Ame ao próximo”, porém entendemos isso de forma errônea, afinal como amar alguém que pratica o mal e insiste em praticá-lo? Como amar um assassino, um saqueador, ou um corrupto?
     Entendemos amar ao próximo como figura de sentimento, porém amor tem diversos significados no grego, por exemplo, pode ser escrito como eros, que se deriva da palavra erótico e significa sentimentos baseados em atração sexual e desejo ardente, pode ser escrito como storgé, que é afeição, especialmente com a família e entre os seus membros. Outra palavra grega para amor era philos, ou fraternidade, amor recíproco. Uma espécie de amor condicional, do tipo “você me faz o bem e eu faço o bem a você”. Finalmente, os gregos usavam o substantivo agápe e o verbo correspondente agapaó para descrever um amor incondicional, baseado em comportamento com os outros, sem exigir nada em troca. É o amor da escolha deliberada. Quando Jesus fala de amor, usa a palavra agápe, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor. Portanto, percebi que posso não aprovar as atitudes ou escolhas de alguém, mas que nem por isso devo deixar de ser generosa, paciente, respeitosa e honesta.
     Não importa como alguém ou algo lhe decepcionou. Importa que isso gerou uma experiência, gerou um teste psicológico/sentimental e que pode-se ser melhor à partir desse acontecimento e não cometer erros alheios, pois é exatamente como diz o ditado: “Não faça aos outros o que não gostaria que fosse feito á você”.
Créditos Imagem: Cássio Pires
Fonte imagem: http://www.flickr.com/photos/cassiopires/4132417332/

Nenhum comentário: